Sobre mim
Sempre sonhei ser mãe,
e em 2020 pude concretizar este sonho.
O meu bebé sol, o Guilherme, veio mostrar-me toda a luz e toda a sombra que vivia em mim e foi com ele que embarquei nesta jornada inesperada da amamentação.
Apesar de ser médica, não tinha nenhuma formação em amamentação, por isso aceitei, quando me disseram que aquela dor dilacerante que eu sentia “era normal”. Mas um freio de língua curto não diagnosticado mudou a nossa história para sempre.
E quando o Guilherme desistiu de mamar, eu chorei muito.
Nem eu sabia o quanto eu queria amamentar e o quanto aquele momento iria mudar a minha vida.
Foi nesse momento que a dor se tornou num propósito, não queria que nenhuma mãe passasse por o que eu estava a passar e nos 3 anos seguintes, mergulhei em várias formações sobre amamentação.
Assim nasceu o Puericooltura.
Um projeto dedicada aos cuidados do útero ao colo, guiado pela missão de apoiar mães nas suas jornadas únicas. Tive a sorte de criar uma equipa incrível, com quem partilho valores essenciais para os cuidados das famílias que nos escolhem.
Com a gravidez da Benedita em 2023, o medo de não ser capaz assombrou-me por 9 meses. Mesmo acumulando formações e conhecimento, o receio persistia.
A Benedita nasceu ao som de The National e pelas mãos da minha querida enfermeira parteira a Natália Vieira, num parto empoderado e mágico.
Mas após o seu nascimento, descobri um novo desafio.
O freio de língua curto estava lá, mesmo que muitos na maternidade não o vissem. E com o corte, a minha produção de leite caiu e surgiram novas dificuldades na amamentação.
O nosso caminho não seria linear,
mas não iríamos desistir.
Traçamos um plano.
Acumulamos extrações de leite.
Recorremos a galactogogos para apoiar a produção de leite.
E apesar dos desafios, continuamos fortes em amamentação exclusiva até aos 6 meses e a amamentar até hoje, numa jornada de superação e amor.
Apesar de todas as formações, foram os meus filhos e a nossa jornada quem mais me ensinou.
Não podemos controlar os desafios que surgem no nosso caminho.
Mas com informação e apoio especializado, podemos alterar o final de cada história.
Nos últimos 4 anos tenho acumulado formações para trazer sempre a melhor evidência científica aos meus apoios.
O apoio da família do útero ao colo tem um lugar muito especial no meu coração e ao longo do tempo, para além da amamentação tenho-me especializado também em introdução alimentar e em sono infantil e é com muito carinho que muitas vezes acompanho os bebés desde a barriguinha até aos primeiros passos.
Este é o meu compromisso.
Quero poder ser veículo para que tu possas viver a maternidade tranquila com que sonhaste. Descomplicada, serena e plena.
Porque esta é sem dúvida a maior jornada da tua vida.
Vemos nos em breve?
Com amor, Vanessa